(copiado na Integra Site Viva Viver)
Se saíssemos perguntando por aí qual ambiente da casa é o preferido dos micróbios, sem dúvida escutaríamos que é o banheiro. Mas a verdade é que a cozinha ganha em disparada no quesito contaminação. Lá, onde preparamos nossos alimentos, existem as condições ideais para germes e bactérias se reproduzirem e multiplicarem.
A combinação ambiente úmido e sobras de comida é o principal responsável. Por isso, quando se fala de higiene na cozinha, lavar a louça e cuidar bem dos alimentos não é o suficiente. Um simples pano de louça úmido, por exemplo, pode ter 1 milhão de bactérias a mais do que a tampa de um vaso sanitário.
Seguindo nas estatísticas, a esponja concentra cerca de 10 milhões de bactérias por mililitro de água armazenada. Já a pia, onde se trata grande parte dos alimentos e se prepara as refeições, tem potencial para alojar 10 mil bactérias em cada mililitro de água espalhada pela superfície.
Estudos indicam que grande parte das infecções intestinais, também conhecidas como DVAs, Doenças Veiculadas por Alimentos, são causadas por refeições em casa. O descuido com a cozinha pode estimular a proliferação de germes e bactérias, como a E. Coli e a Salmonella, provocando diarréia, vômito, febre e mal-estar.
Os microorganismos se desenvolvem por onde podem. Além da pia, do pano e da esponja, os micróbios também apreciam as ranhuras da tábua de cortar carne, o fogão, o microondas, a grelha, a geladeira, a despensa, os azulejos e o piso da cozinha.
“É preciso que se saiba que só o fato de arrumar a cozinha depois das refeições não quer dizer que o local está limpo”, comenta a professora Maria Celeste Nunes de Melo, do Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Mas nada de desespero. É fácil e possível manter esses microorganismos sob controle. Com alguns cuidados simples, você desinfeta sua cozinha e deixa o ambiente saudável para preparar os alimentos com segurança e higiene.
Lixo
Livre-se das lixeiras de pia. Prefira as de chão, como as de pedal, por exemplo, e mantenha sempre limpas e desinfetadas. Troque o saco de lixo diariamente.
Esponja
Após usar, torça e guarde em local seco. Nunca em cima do sabão. Procure desinfetá-la diariamente, mergulhando por cinco minutos em uma solução com 2 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água. De preferência, substitua a esponja semanalmente.
Pano de prato Recomenda-se lavá-lo sempre que estiver úmido. Lave-os separadamente do resto da roupa. Para desinfetar, água quente e solução com água sanitária. Depois de secos, passe ferro bem quente. Procure ter panos em estoque para trocas. Se possível, substitua por panos descartáveis ou toalhas de papel.
Pia
Detergente e cloro são os melhores produtos para fazer a limpeza. O rodinho de plástico é uma ótima solução para remover o excesso de água. A secagem da pia é fundamental, e deve ser feita preferivelmente com panos descartáveis. O ralo deve estar sempre tampado com o aparador de sujeira, limpo a cada lavagem.
Tábua de carne
Se for de madeira, livre-se dela o mais rápido possível. Suas ranhuras são ambiente ideal para os microorganismos. Evite qualquer utensílio de madeira na cozinha. Escolha tábuas de polietileno ou de vidro. Para a limpeza, use uma mistura de água, detergente e álcool.
Pregadores
Não use pregadores de madeira para fechar sacos de alimentos. Os de plástico até podem ser usados, desde que não prendam roupas e sejam lavados regularmente.
Fonte Site viva viver.
Blog para divulgar a nossos clientes na região de Blumenau Santa Catarina, os produtos, atividades, promoções e sugestões do grupo sentax e seus parceiros Kimberly Clark, Ecolab, Netter e Dixie, na venda de Papel toalha, Papel Higienico, sabonetes, produtos quimicos e lavadoras de louças industrial, através de seu consultor de higiene e Limpeza Valter João. Contato 47 88168499 - valter.jr@sentax.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário